Mas até que ponto as notícias verdadeiras são verdadeiras???
A grande problemática da história é a versatilidade da interpretação dos fatos, “lógica elástica sujeita a controvérsias e contestações” já dizia o historiador Edward Thompson. O problema não é o fato em si, mas as analises e interpretações que se fazem sobre o mesmo por cada historiador.
E atualmente com a internet e as mídias sociais, qualquer um pode publicar e divulgar “sua notícia”. Porém muitas dessas notícias são falsas, são montagens de foto, são opiniões atribuídas a alguém famoso para dar autenticidade, mas que nunca disse aquilo, essas são as FAKE NEWS ou Notícias Falsas em bom português.
Porém as Fake News levantam uma questão interessante:
- Até que ponto as notícias verdadeiras são verdadeiras???
E um grande ponto que as Fake News demonstram é que não existe uma notícia, um fato jornalístico, sem interpretação.
O problema do atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, é de que tudo o que ele fala e tudo o que ele faz tem uma interpretação jornalística desfavorável a sua pessoa. Logo a sua reação é dizer que a notícia é falsa, mas não é a notícia, mas sim a interpretação que se faz na notícia.
Vou dar um exemplo elaborado por mim mesmo:
Fato: Donald Trump teve um caso com a atriz pornô Storm Daniels.
Interpretação positiva: Donald Trump mostrando virilidade e boa forma apesar da idade teve um caso com a lindíssima e sexy atriz Storm Daniels.
Interpretação negativa: Donald Trump subornou a atriz pornô Storm Daniels para que mantivesse silêncio sobre um caso que tiveram, mostrando seu total desprezo para com o sexo oposto.
Está meio tosco, eu sei!
Mas o que quero demonstrar é que toda notícia está sujeita a interpretações, quer favoráveis quer desfavoráveis.
Um outro exemplo que poderia dar é da ficção. Nas histórias em quadrinhos, o Homem-aranha é perseguido implacavelmente pelo dono do jornal Clarim Diário, J. Jonah Jameson. Embora o homem-aranha salve vidas, impeça assaltos e prenda bandidos, todas as notícias que ele publica sobre o Homem-aranha mostra-o como uma ameaça a cidade de Nova York, sempre o ridiculariza chamando-o de “cabeça de teia”, inimigo público número um e etc..
Por que ele faz isso???
Porque na sua interpretação dos fatos, um homem mascarado é um bandido, alguém que se esconde atrás de uma mascara é porque esconde algo. E assim em todas as analises que envolvem o Homem-aranha, este é mostrado como uma pessoa má, de moral questionável.
E voltando ao Presidente dos EUA, Donald Trump, é por isso que ele diz que as notícias sobre ele são “fake news”, notícias falsas, porque a mídia norte-americana no geral veicula as notícias retratando-o como um bebezão, uma pessoa egoísta e sem noção. Mas ele entende não ser aquela pessoa retratada na notícia.
E ai temos que entender o papel das mídias, que não é só de dar notícias, mas também de formar opiniões, de mudar conceitos e valores, de influenciar. Ou seja, as mídias, os noticiários de televisão, de rádio, de jornal impresso tem uma pauta, tem uma filosofia, uma agenda política as quais elas seguem. Toda notícia relata o fato a partir de um ponto de vista. E a narrativa dessa notícia visa empurrar a opinião pública para alguma direção. Toda notícia visa um objetivo que vai além da simples informação. Toda notícia escrita por um jornalista é editada antes de ser impressa e divulgada. Infelizmente não existe notícia isenta.
E ficam as grandes questões:
- Como é que se escrevem as notícias? Quem edita as notícias? Por que se tecem tais comentários sobre uma notícia? Qual a real intenção escondida entre as linhas de uma notícia?