sexta-feira, 31 de agosto de 2018

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO



Eraldo Luis P. Gasparini

Talvez o que vou dizer aqui nessas linhas seja muito radical contudo estão baseadas nas palavras de Jesus que constam no evangelho de João: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui” (João 18:36).
O que eu quero dizer é que não sou mais brasileiro desde que me converti a Cristo e fui batizado. Deixei de ser cidadão brasileiro para ser cidadão do Reino de Deus, que tem a Jesus Cristo como rei e governante. E ainda que deva ser obediente as autoridades locais, como preconiza Romanos 13, toda vez que tais autoridades sobrepujarem o que lhes é devido, minha fidelidade é para com o Reino de Deus antes de tudo. Isto tem algumas implicações em minha vida.
O que estou fazendo aqui no Brasil, país onde resido?
Estou fazendo um arregimentamento daqueles que querem ser cidadãos do Reino de Deus. Do ponto de vista bíblico estou em território inimigo, esse “mundo jaz no maligno” (1 Jo 5:18). Esse mundo pertence ao império das trevas (parece Star Wars) e nós somos o pelotão de resgate neste mundo para aqueles que querem renunciar a ele e fazer parte do Reino de Deus, antes que venha o ataque final e destrua por completo esse império das trevas: “Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será queimada” (2 Pd 3:10).
Por mais que alguns pastores ensinem e preguem que devemos salvar o mundo, isso não acontecerá, não salvaremos o mundo. O mundo atual será completamente destruído e novos céus e nova terra surgirão. O que podemos fazer e devemos fazer é salvar o maior número possível de pessoas que nele há.
Numa perspectiva bíblica nunca conseguiremos instaurar a paz na Terra, porque os seres humanos sempre estarão em guerra. Basta pegar qualquer livro de História da humanidade para confirmar isso desde a antiguidade até os dias atuais: Guerra de Kadesh; Guerras Púnicas; Guerra do Peloponeso; Guerra dos 100 anos; Guerra dos 30 anos; Guerras Napoleônicas; 1ª Guerra Mundial; 2ª Guerra Mundial; Guerra da Coréia; Guerra do Vietnã; Guerra dos Balcãs; Guerra do Iraque. Isso citando somente as mais famosas. Todos os sistemas políticos não passam de falácias para dominar as pessoas, quer seja a democracia, a república, monarquia, parlamentarismo, comunismo, socialismo, capitalismo. Não tenho a pretensão de fazer do mundo um lugar melhor, mas farei a minha parte como cidadão do Reino de Deus em promover a paz, a justiça e a verdade.
Não sou desse mundo, não viverei para sempre nele e não quero viver 100 ou 200 anos nele, porque o meu Reino não é deste mundo. Quero que o meu Rei manifeste o seu Reino, anseio a sua vinda. Se Ele tardar em sua vinda, irei ao encontro dEle, pois a morte é certa para todos os seres humanos. Não tenho medo da morte, pois como o Apóstolo Paulo “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fl 1:21).