Eraldo Luis P. Gasparini
No Brasil, atualmente, somos cheios de leis, tem o Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e Adolescente, Código do Consumidor, Leis contra crimes hediondos, etc e etc... Contudo a violência aumenta, o desrespeito as leis aumentam, a violação destas leis também. Criou-se a “Lei Maria da Penha” para combater a violência contra a mulher e nesses últimos meses tivemos notícias de vários crimes envolvendo a morte de mulheres com requintes de crueldade. O Estatuto da Criança e Adolescente que era para impedir maus tratos a crianças, permitiu brechas na lei que fazem com que traficantes aliciem adolescente para o tráfico de drogas.
No Brasil busca-se a diminuição de crimes com a edição de mais leis. Contudo esse não é o caminho correto. Para que tenhamos uma sociedade justa, honesta e ordeira precisamos de um governo que tenha virtudes e não vícios.
Perguntado pelo Imperador do antigo Reino de Lu, se este poderia se tornar mais próspero que o vizinho Reino de Qui, Confúcio respondeu:
O povo de Qui obedece à lei com medo de ser castigado. Respeitar a lei, porque somos civilizados e honestos, íntegros e dignos é o mais apropriado. Quando homens honrados governam, ladrões e corruptos desaparecem. Quem cuida da sua família e parentes, também cuida dos outros. Os homens devem moralizar-se e as mulheres cuidarem do lar e família... Órfãos, viúvas, velhos, doentes e fracos, o governo deve protegê-los. Então, as pessoas viverão felizes e trabalharão felizes, paz e harmonia imperarão.
No livro de provérbios da Bíblia há as seguintes afirmações:
“Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama” (Provérbios 29:2 – NTLH).
“Como um leão furioso ou um urso feroz, assim é o governo mau que domina um povo pobre. O governador sem juízo será um ditador cruel; aquele que odeia a desonestidade governará por muito tempo” (Provérbios 28:15-16 – NTLH).
Os cidadãos respeitam as leis quando vêem que há um governo justo, honesto e cordato no poder. Quando um governo corrupto está no poder, o cidadão, por mais errado que esteja, se sente ofendido quando é punido. Quando este é multado, se sente roubado. Quando é advertido por uma autoridade se sente ofendido. Quando paga o imposto se sente lesado.
A virtude de seus governantes é que inspiram nos cidadãos de um país a prática da justiça, e do bom exemplo.
Mas governo virtuoso no Brasil, quem o achará???